Os anos dez – literatura de ficção

Sem mais delongas, os meus livros prediletos da década que se encerra hoje. Apenas obras de ficção, nacionais e estrangeiras (algumas ainda inéditas por aqui). Há mais romances do que narrativas breves porque vários dos melhores livros de contos que li nos últimos dez anos (como Tudo Destruído, Tudo Queimado, de Wells Tower, Como Respirar Debaixo D’Água, de Julie Orringer, Fascinação, de William Boyd, O Museu do Peixe Morto, de Charles D’Ambrosio, e Amostragem Complexa, de Simone Campos) foram lançados na década anterior.

 

 

Wolf Hall (trilogia), de Hilary Mantel.
The Dying Grass, de William T. Vollmann.
Noite Dentro da Noite, de Joca Reiners Terron.
Luz Antiga, de John Banville.
As Visitas que Hoje Estamos, de Antônio Geraldo Figueiredo Ferreira.
The Pale King, de David Foster Wallace.
Red or Dead, de David Peace.
Submissão, de Michel Houellebecq.
A Última Porta Antes da Noite, de António Lobo Antunes.
O Pintassilgo, de Donna Tartt.
O Sentido de um Fim, de Julian Barnes.
Uma Vida Pequena, de Hanya Yanagihara.
Berta Isla, de Javier Marías.
O Último Grito, de Thomas Pynchon.
Associação Robert Walser para Sósias Anônimos, de Tadeu Sarmento.
Ultraluminous, de Katherine Faw.
Azul-Corvo, de Adriana Lisboa.
The Bass Rock, de Evie Wyld.
Vida Querida, de Alice Munro.
Night Boat to Tangier, de Kevin Barry.
Anjo Noturno, de Sérgio Sant’Anna.
Breve História de Sete Assassinatos, de Marlon James.
Opulência, de Luis S. Krausz.
Lincoln no Limbo, de George Saunders.
MaddAddão, de Margaret Atwood.
O Sermão Sobre a Queda de Roma, de Jérôme Ferrari.
Digam a Satã que o Recado Foi Entendido, de Daniel Pellizzari.
Skagboys, de Irvine Welsh.
Talvez Esther, de Katja Petrowskaja.
Pssica, de Edyr Augusto.
Gostar de Ostras, de Bernardo Ajzenberg.
Autumn, de Ali Smith.
1Q84, de Haruki Murakami.
Hosana na Sarjeta, de Marcelo Mirisola.
Perfidia, de James Ellroy.
De Espaços Abandonados, de Luisa Geisler.
Zero K, de Don DeLillo.
Gog Magog, de Patrícia Melo.
Beijo na Nuca, de Dalton Trevisan.
Como se Estivéssemos em Palimpsestos de Putas, de Elvira Vigna.
The Mark and the Void, de Paul Murray.
Um Homem Burro Morreu, de Rafael Sperling.
De Gados e Homens, de Ana Paula Maia.
Bluebird, Bluebird, de Attica Locke.
Doutor Sono, de Stephen King.
Amálgama, de Rubem Fonseca.