Sula

“Se numa amora passares farinha,
terás então um retrato de Sula.”
Plutarco, Sula, 2.

sula

“(…) Quando Sula começou seu discurso descrevendo a vitória sobre Mitrídates, os senadores começaram a ouvir os gritos abafados dos prisioneiros samnitas. Sula continuou a falar, aparentando não se dar conta dos gritos. A certa altura ele interrompeu seu discurso e pediu que os senadores não se deixassem distrair. ‘Alguns criminosos estão sendo castigados’, explicou ele sem dar importância ao fato. ‘Não há motivo para preocupação. Está tudo sendo feito por ordens minhas.’¹
“O massacre foi total. Apinhados como estavam, os cadáveres formavam pilhas altas. Terminadas as execuções, os corpos foram arrastados pelo Campo de Marte e atirados no Tibre, que ficou coalhado de cadáveres até que ‘a correnteza do rio lançou uma grande mancha de sangue no azul do mar aberto’.² As manchas deixadas na Villa Publica não saíram tão facilmente. O censo havia se realizado ali três anos antes e agora os lugares onde eram realizadas as eleições estavam imundos por causa da carnificina. O simbolismo era óbvio e chocante. Sula raramente fazia algum gesto sem antes calcular exatamente o efeito que teria. Ao lavar a Villa Publica com sangue ele informava dramaticamente que faria uma cirurgia na República. (…)
“Os esquadrões da morte já se espalhavam por toda Roma quando a carnificina dos samnitas ainda estava sendo executada na Villa Publica. Sula não fez qualquer tentativa de impedir que prosseguissem. Até mesmo seus partidários, habituados a derramamento de sangue, ficaram perplexos diante daquelas demonstrações de violência. Um deles ousou perguntar quando se colocariam freios naqueles assassinos. Ou, pelo menos, acrescentou ele apressadamente, ‘dê-nos uma relação daqueles que deverão ser punidos’³. Sula, ironicamente, atendeu-o de pronto: fez afixar uma lista no Fórum. Nela constava toda a liderança do governo de Mário, todos condenados à morte. (…)”

::: Tom Holland, em Rubicão (trad. Maria Alice Máximo, ed. Record).

¹Plutarco, Sula, 30.
²Lucano, 2220.
³Plutarco, Sula, 31.